20 anos de colação de grau da Turma de Letras iniciada em 1987/UFPA/UNIFAP


Acima, Marcelo Gurjão e esposa. Abaixo, outras colegas queridas, a irmã do Sérgio, meu colega de grupo de estudo, e a graça Pennafort:



                                                                                                                            
É com muito prazer que registro aqui os 20 anos de colação de grau de minha turma 314 de Licenciatura Plena em Letras, iniciada no começo de 1987, cuja formatura se deu em 24 de janeiro de 1992 (ontem fez duas décadas). Fazímaos parte do NEM, uma extensão do campus universitário da UFPA em Macapá, até a criação da UNIFAP, fundada em 25 de março de 1990 e  efetivada com os primeiros cursos em 1991. Infelizmente não tenho aqui a lista completa do nome de todos os meus saudosos colegas, mas posso citar com orgulho alguns deles (e, em especial, o de meus colegas de grupo de estudo...saudades!):







Sérgio Guilherme (colega de grupo de estudo)
Wanderlim Gibson (colega de grupo de estudo)
Marcelo Gurjão (colega de grupo de estudo, escritor amapaense)
Benedito Andrade (colega de grupo de estudo)
Reginaldo Furtado (colega de grupo de estudo, professor de francês na DM)
Ângela Araújo (colega de grupo de estudo)
Luiz Carlos (o amiguinho)
Leandro Barbosa (cantor)
Caio Duarte (cantor)
José Maria
Aristides
Marilene Campos (foi a aprovada em 1o. lugar no vestibular dessa turma)
Ivanete Santos
Rosilene Pelaes (hoje professora da Unifap)
Rosângela
Graça Penafort (jornalista)
João Lázaro (radialista)
Anne (professora na escola de língua e cultura francesa Daniele Miterrand)
Alice Guedes
J Barreto (cursa tb Jornalismo hoje na Unifap)
José Ribamar (da equipeCão... não lembro o nome de outras equipes)
Joaquim (hoje é maestro em Brasília)
Nívea Negrão
Delson Camarão
Edvalda Silva
Sandra Collares
T J Botelho
Stelio

entre outros...




Outra singela recordação



Essa foi parte de minha turma de graduação inicial mas, por motivos pessoais, parei o curso no final de 1991, retornando somente em 95 para concluí-lo, colando grau no gabinete em 1996, tendo feito parte, assim, também da turma (iniciada em 1991 e formada em 1995) do amigo, escritor e professor, Paulo de Tarso, da professora de francês e de Literatura Brasileira Cláudia Santos, e da escritora e professora Sânzia Brito, outros colegas de graduação, todos também 'fera' (no melhor sentido desta palavra) . Bons tempos aqueles! Boas lembranças ficaram...



E vejam abaixo o inesquecível professor Maneca (Manoel Azevedo) e sua esposa, a Ione, irmã da Ivanete. Estudei com a Ione no IETA (1982-1984), quando fazíamos o curso Pedagógico (curso médio, 2o grau). O Maneca me deu acesso a meu primeiro emprego (como professora), na época (início de 1986) em que ele era Secretário de Educação da Prefeitura de Macapá. Os professores tinham contrato pro labore, e o Maneca, que foi meu professor de Literatura no  IETA (como depois também na faculdade/NEM), me julgou apta para assumir minhas primeiras turmas. Eu tinha 18 anos. Maneca contribuiu bastante com a vida profissional de muitos de nós. Saudades, teacher!



Abaixo, mais foto da farra na Zero Grau, comerando os 19 anos de formatura:



Abaixo, o Leandro Barbosa e outro colega:



Vejam alguns membros da EQUIPECÃO e outros de outra equipe (Reginaldo, Benedito, Stelio, Seu Barreto, Décio e Ribamar):



Fotos enviadas pela Nívea Negrão (grata pela gentileza, Nívea), que aparece sentada na foto mais abaixo ao lado do Reginaldo Furtado (afanaram o Regi...rs), junto com outros participantes. Estão comemorando a transmutação dela, do Regi e do Stelio: estão virando vampiros (reparem nos olhos de fogo deles..rsrsrsrs). Mas o mais perigoso é o Ribamar, está abrindo a boca, sedento de sangue...+rsrsrsrs. Apenas o Benedito, o Décio e a outra colega estão felizes pela expectativa de comer o bolo (eles olham para o bolo, batem palma e pensam: "ô, coisinha tão bonitinha do paaaai, ô coisinha tão bonitinha do pai" ...rsrsrsrs carinhosos!)



A seguir, a Nívea e a Rose (Rosilene):



by Janete Santos

Comentários

  1. Obrigada pela linda homenagem, Koleguinha (é assim que gostamos de chamar uns aos outros no nosso grupo). Tenho muito orgulho de ter feito parte daquela turma, na qual todos eram ávidos por conhecer e esmeravam-se para fazer cada vez melhor suas tarefas estudantis. A maioria de nós trabalhava o dia todo, mas não perdia sua alegria à noite, qdo nos encontrávamos no curso. E continuávamos a brincar, mesmo naquelas madrugadas de estudo, no caso do meu grupo, regadas a sopa da mãe da Marilene ou a farofa de ovo que preparávamos na casa da Paula. Qdo fazíamos as reuniões sociais, sentíamo-nos o máximo cantando ao som do viloão do Jairson, do Caio e do Leandro. E era um tal dum coro desafinado "Me leva amor. Por onde for, quero ser seu par". E era assim que tínhamos decidido que não seríamos "sozinhos". Tanta coisa aconteceu de 1987 para cá, tanta coisas mudaram, mas não mudou esta nossa convicção de que fomos criados para o encontro com outros seres de nossa espécie, para o encantamento com a vida! Parabéns para nós, que descobrimos precocemente que só o amor pode nos salvar da decrepitude do espírito. Um beijo para vc, Janete, e para todos os/as outros/as Koleguinhas de Letras. Estou caçando as fotos que vc me pediu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas